A restauração da Caloi 10 dos anos 80

João teve uma bicicleta quando criança. Quando cresceu, ganhou uma Caloi 10. Eram os anos 80. E quando a década virou, lá foi o João comprar uma moutain bike e encostar a Caloi 10 na garagem.

Foto Raquel Espírito Santo

Foto Raquel Espírito Santo

Quando o João conheceu o Studio Vila, sabia que a hora tinha chegado. Dá gosto ouvi-lo falar sobre a bicicleta: a utilidade das 10 marcas, a precisão do passador, a leveza do quadro. “A melhor bicicleta para andar na cidade…” – e João repete o mantra de todo dono de Caloi 10 em SP.

joao_antDep

Faltava, portanto, ajustar o que não ia bem. E dar um tapa no visual.

As rodas não aguentaram o peso da história: tortas e enferrujadas, foram substituídas por novas, de alumínio. Pneus idem. E olha que, na primeira avaliação, elas pareciam ok. Os cubos são originais, muito bem polidos. Protetor de corrente, pedal, canote, guidão, freios e abraçadeiras foram cromados. Cabeamento e correntes também foram trocados.

Foto Raquel Espírito Santo

Foto Raquel Espírito Santo

A cor é especial, um azul escuro bem fechado, quase preto. A inspiração é o azul Red Bull, usado pela escuderia de Fórmula 1. Selim e fita Brooks o João arrematou em uma Black Friday.

Foto Raquel Espírito Santo

Foto Raquel Espírito Santo

Em seis semanas, a bike estava pronta. Lá vai o João pedalando pra casa… Que beleza!