O STUDIO VILA

Restaurar uma bicicleta é uma escolha sábia.

Para começar, você escolhe valorizar o seu patrimônio. Acredita que o que está fabricado e é de boa qualidade merece uma segunda chance.

Com um pouco de cuidado, aquele objeto que já esteve no topo da sua lista de desejos (ou da lista do seu pai, da sua avó…) volta a ser útil. Poderosa a sensação de desencostar uma tralha da garagem e recolocá-la na rua!

É verdade que você vai precisar jogar algumas partes fora. A depender do estado do abandono, correntes e raios estão enferrujados, pneus estão ressecados, o selim rasgou.

Outras peças precisam de um belo trato! Bagageiro, para-lamas e rodas podem ser cromados e voltam a ficar como novos. A pintura pode ser refeita.

Este processo de renovação abre espaço para novas escolhas. Pode ser a hora de atualizar o estilo da sua bicicleta. De novo, a escolha é sua: quer uma cor especial, diferente do padrão das lojas? Quer um banco de couro de primeira, inspirado no melhor dos modelos tradicionais? Está procurando peças básicas com cores exclusivas ou busca acessórios-desejo?

No Studio Vila, nosso papel é ajudar você a encontrar o que procura e precisa no mercado internacional de peças e acessórios de bicicleta. E isso também inclui mostrar as opções de qualidade que não custam muito.

Mas é possível que você tenha nos procurado justamente para recuperar sua bicicleta com as peças originais daquele modelo. Um suado garimpo pode ser necessário… E vale a pena!

Esta é uma experiência muito diferente de comprar de uma bicicleta pronta em um grande magazine. Ali, você compra um combo que faz sentido para o fabricante (especialmente do ponto de vista do custo). Não tem mágica: todas as peças são novas, é verdade, mas não são necessariamente as de melhor qualidade. Sem falar na restrição de opções – mais uma vez, uma questão de interessante dos fabricantes.

A especialidade do Studio Vila é a bicicleta urbana com desenho clássico, muito popular nas cidades européias. Esse modelo já foi fabricado no país nas décadas de 70 e 80. Na Europa, bicicletas duram gerações. Por alguma razão, aqui no Brasil preferimos abraçar a onda das Moutain Bikes nos anos 90 e descartamos nossas Cecis, Brisas, Caloi 10, Cecizinhas. Quem tem uma dessas guardada na garagem tem um tesouro.

O processo da restauração é artesanal. Leva tempo. Um tempo para repensar a história daquela bicicleta, das pessoas ligadas a ela. O valor de uma restauração customizada depende do estado inicial da bicicleta e de suas escolhas de projeto final e acabamento. E o resultado final é um objeto com grande valor emocional, feito com exclusividade de detalhes, e que vai durar mais algumas boas décadas.

Consulte o Studio Vila! Entre em CONTATO!

Mais sobre o Studio Vila na mídia.

O RESTAURADOR

Rodrigo Villas

Rodrigo Villas é restaurador de bicicleta desde 2013. Depois de uma viagem à Europa, de onde trouxe sua fixa Rossignoli, aceitou o desafio de dar um trato na Caloi 10 de um velho amigo, que queria uma restauração como o original. Começou ali um garimpo por fornecedores e peças, e uma paixão pela simplicidade da mecânica e nobreza da função de uma boa bike urbana.

Nesse pedalar por aí, Villas largou seu emprego de designer gráfico de revistas (trabalhou na Trip, Placar, Womens Health e Vogue entre outras) para se dedicar ao bike styling e a recuperação de bicis. E assim nasceu o Studio Vila.

Os amigos dos amigos começaram a trazer Caloi Cecis, Monark Brisas, Cecizinhas e mais Calois 10. As histórias eram lindas: “foi a primeira bicicleta do meu pai”, “era minha bicicleta da praia”, “meu filho quer uma bici inspirada no homem-aranha”. O Facebook (/studiovila) ajudou a difundir o trabalho e a formar clientela e fãs.

Nesse período, a cidade começou a mudar: apareceram as ciclovias da Marginal Pinheiros, as ciclofaixas de lazer aos domingos e finalmente, em 2014, uma malha de ciclovia urbana com mais de 200 km. Um deleite para quem usa a bicicleta para se mover pela cidade.

A oficina do Studio Vila funciona no fundo da casa em que o Villas mora com a família em Pinheiros (São Paulo). Todo o atendimento, pesquisa e projeto de restauração são feitos pelo restaurador, que conta com a mão de obra especializada das melhores oficinas e profissionais de São Paulo, figuras muitas vezes escondidas nas quebradas por onde o Villas andava de Caloi Cross quando era moleque.

Se você está procurando alguém para restaurar a sua bicicleta, esse é o cara.

Confira no Instagram ou no Facebook.

6 pensamentos sobre “O STUDIO VILA

  1. Boa tarde!

    Achei o conceito de vcs muito bacana, talvez possam me ajudar!

    Eu tenho uma Poti “retrofit”, com câmbio Nexus 3 velocidades. Deixei ela bem bacana, com elementos de couro, pintura automotiva creme / marrom… E uso direto para passeios casuais.

    Tenho uma outra bike dobrável, eletrica, aro 12. Esta eu comprei para uso diário, buscando comutação com metrô. Porém, ela é muito pequena, e acabei encostando…

    Eu gostaria de transferir o sistema elétrico da aro 12 para a Poti. Esta mistura vai certamente me querer fazer ir ao trabalho todos os dias com a magrela restaurada. Porém, não estou conseguindo encontrar ninguém para ajudar nesse processo. Será que vcs topariam o desafio?

    Abs
    Arthur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s